Damon Salvatore é um dos dois principais protagonistas masculinos da The Vampire Diaries . Damon era um vampiro de 178 anos e descendente distante de Silas, mas agora ele é humano, já que seu irmão mais novo, Stefan Salvatore , o injetou com a cura. Ele foi um grande antagonista na primeira parte da primeira temporada 

. Ele nasceu durante os anos 1800 e morou na cidade colonial de Mystic Falls com seu irmão Stefan, seu pai,Giuseppe Salvatore , e também com sua mãe Lillian Salvatore até sua morte em 1858. Ele se tornou um vampiro em 1864. Na época de seu retorno a Mystic Falls , Damon e Stefan não se viram em quinze anos devido ao seu relacionamento amargo e violento.

Na década de 1950 , Damon foi capturado e torturado pela sociedade agostiniana , liderada pela família Whitmore , que experimentou vampiros por "propósito maior". Durante seus cinco anos de cativeiro, ele conhece outro prisioneiro, Enzo , com quem ele se tornou melhor amigo . Eventualmente, o plano que os dois fizeram fracassar em um momento crítico e pensar que Enzo "morreu" por causa dele, Damon desligou sua humanidade para suprimir a culpa e a tristeza. Ele buscou vingança, um ato de caçar todos os membros durante as gerações, que finalmente termina com a morte de Aaron Whitmore .

O único propósito de Damon em voltar para Mystic Falls foi libertar sua amada Katherine Pierce, de uma tumba em que nunca esteve. Damon a amava profundamente depois de 145 anos. Depois de perceber que Katherine nunca o amava, seu amor por ela desaparece à medida que sua amizade e amor por Elena, descendente e doppelgänger de Katherine crescem. Devido ao seu impacto sobre ele e ao relacionamento fortalecido com seu irmão, eles começam a trabalhar juntos para proteger Elena, junto com seus amigos e familiares. Ele mora com seu irmão Stefan, namorada Elena (quando não estava na faculdade), e seu irmão Jeremy Gilbert (depois que Elena queimou sua casa) no Salvatore Boarding House .

Na terceira temporada , Damon encheu o papel de deuteragonista na primeira metade da temporada devido a que Stefan caiu presa de Klaus.

Ao longo da série, seu vínculo com Elena cresce continuamente e, eventualmente, se apaixonam um pelo outro. Pouco depois de sua morte e subseqüente transição para um vampiro, os sentimentos de Elena por Damon aumentam, o que faz com que ela admita seu amor por ele e eles começam um relacionamento romântico na quarta temporada . O relacionamento é complicado quando eles percebem isso, devido ao fato de que era o sangue de Damon que transformou Elena, ela é amamentada para ele, então ninguém tem certeza se os sentimentos de Elena por Damon são reais ou por causa do vínculo do pai, mas a maioria das pessoas que eles conhecem insistem que, uma vez que o vínculo do pai está quebrado, Elena retornará a Stefan. Quando Jeremy morre, Elena desliga suas emoções; Depois que ela os liga novamente, o vínculo do pai está quebrado e Elena revela que seu sentimento por Damon era real e ela ainda estava apaixonada por ele.

Na quarta temporada , ele descobre o status de mortos-vivos de Enzo e eles se tornam amigos uma vez mais, uma vez que " Elena" rompe com ele, ele põe fim ao seu plano diabólico contra a família Whitmore e, em seguida, é injetado com um composto perigoso por Wes Maxfield , causando Ele se tornou um Vampiro Agostinho e o único que existe. Esta injeção causaria que ele desejasse sangue de vampiro e ele não poderia parar de alimentar até que ele tivesse matado. Mais tarde, ele foi curado, graças às ações de Enzo, Stefan e Caroline. Devido ao colapso do Outro Lado, Damon desistiu de sua vida para salvar seus entes queridos e isso particularmente causou muita pena a Elena, Stefan e Alaric.

Na Sessão Seis , Damon e Bonnie estão presos em um Prison World de 1994, que Damon acredita inicialmente é seu próprio inferno pessoal, já que eles continuam revivendo um dia de sua história que Damon acredita que é a pior coisa que ele já fez.Bonnie está convencida de que sua avó os enviou lá e há uma saída. Eles trabalham juntos para encontrar um caminho de volta para Mystic Falls. Eles também formam uma aliança para derrubar Kai . Durante esse tempo, ele é capaz de formar uma amizade saudável com Bonnie, e eles são capazes de seguir seu passado e se tornar amigos . Quando Bonnie tem a chance de enviá-lo para casa, deixando-se sozinha com Kai, ela faz isso. Damon inicialmente acredita que Bonnie foi morto no processo, mas quando percebeu que ainda está viva, ele se torna determinado a encontrar uma maneira de trazê-la de volta. Depois de voltar para casa, ele descobre que Elena teve Alaric obrigando todas as lembranças de seu relacionamento e ele tenta conquistar suas costas. Damon logo aprende sobre a doença de Liz e logo depois, ela morre no hospital em frente a ele, deixando-o devastado. Ele logo se reuniu com Bonnie, que o fez sair do mundo da prisão e mostra-lhe um vídeo de uma senhora misteriosa , que acaba por ser a mãe de Damon. Bonnie conseguiu escapar do mundo prisional de 1994, indo para Nova Escócia e recuperando sua magia através do sangue calcificado de Qetsiyah na lápide de Silas. Ela também pegou a Cura para o vampirismo e entregou a ele, que virou deu a Elena. Ele expressou o desejo de levar a Cura com ela também e tornar-se humano. No final da temporada, Kai colocou Elena em uma maldição adormecida e amarrou o feitiço para a vida de Bonnie, que deveria manter o agora humano Elena em um coma místico até que Bonnie morra; até então Elena ficaria dormindo. Damon ficou devastado por isso e disse um adeus difícil a Elena enquanto eles a trancavam em um caixão enquanto sua melhor amiga, Bonnie, vivia os dias que restavam.

A partir da temporada oito , eu estava me sentindo épico , Bonnie conseguiu quebrar o feitiço, permitindo que Elena acordasse, enquanto não se matasse no processo devido ao feitiço, e Damon conseguindo se reunir com ela. No flash final, o recém-humano Damon casou-se com Elena Gilbert e viveram uma vida longa e feliz antes de morrer e encontrar a paz.

Suas melhores amigas são Elena Gilbert , Alaric Saltzman e Bonnie Bennett . Ele era amigo íntimo de Elizabeth Forbes até sua morte . Sua amizade com sua cunhada, Caroline Forbes , melhorou durante a última temporada e agora se consideram amigos íntimos. Damon também foi melhor amigo de Enzo desde o momento em que o conheceu, até o último foi morto por Stefan, apesar de os dois estarem em desacordo.

Damon é membro da Família Salvatore e foi membro da Câmara Municipal .

História antiga[editar | editar código-fonte]

Damon e Stefan antigamente.

Damon Salvatore nasceu em 18 de junho de 1839, para Giuseppe Salvatore e Lillian Salvatore no que eventualmente se tornaria a cidade de Mystic Falls , Virgínia. Ele é o filho mais velho e primogênito de Giuseppe e Lillian. Durante seus anos humanos, Damon foi visto e descrito como rebelde, despreocupado, emocional, independente, incomodado, inseguro, mal interpretado, de princípios, impulsivo, competitivo e irresponsável e parecia não ter sentido geral de direção. Pessoas da cidade de Mystic Falls até descreveram Damon como irresponsável e covarde, incluindo o próprio pai Giuseppe.

O motivo disso é porque Damon se rebelou contra o desejo da cidade e de seu próprio pai, deixando a Confederação em seus próprios termos durante o tempo da Guerra Civil. No entanto, os motivos para Damon deixar a confederação são desconhecidos. Em seus anos humanos, quando se tratava de amor, Damon sempre foi visto como o caçador e o perseguidor, o oposto de Stefan, que parecia ser mais difícil de enfrentar e desafiar as mulheres, especialmente no que diz respeito a Katherine. Damon durante seus anos humanos, também exibiu tendências feminizantes com o sexo oposto.Damon e seu pai, Giuseppe, nunca se comportaram ou tiveram um relacionamento bom e próximo e Giuseppe freqüentemente expressou extrema decepção e ressentimento no ancião Salvatore.Apesar de seu relacionamento muito tenso com Giuseppe durante sua vida humana, Damon estava muito perto de seu irmão mais novo Stefan e eles compartilharam uma relação e vínculo muito próximos. Damon descreveu Stefan como seu melhor amigo ou companheiro e a pessoa que confiava mais

Quando tinha 12 anos, seu pai era muito abusivo com ele, queimando-o com um cigarret em um jantar de ação de graças.Nos olhos de seu pai, era uma lição para seu filho mais velho, como ele achava que Damon havia roubado seu dinheiro. Damon, mais de 150 anos depois, soube que era sua mãe que roubou o dinheiro de Giuseppe para fugir de seu marido abusivo e que planejava levar Stefan e Damon com ela, mas o plano falhou, como Giuseppe descobriu sobre isso .

Com a idade de 17 anos, no final de maio de 1858, sua mãemorreu de consumo (ele depois descobriu que em 2013 não era esse o caso). Damon prometeu a Stefan que escrevia o elogio de sua mãe e dizia isso no funeral de sua mãe. Pouco antes do funeral, Damon chega a Stefan e ajuda-o a se vestir. Stefan diz que o pai disse-lhe para não chorar. Damon responde com isso que ele é filho e que, se ele sentir a necessidade de chorar, ele é permitido. Dizendo tudo isso, Damon nem vai ao funeral. Em vez disso, ele ficou desperdiçado, voltou para o irmão mais novo que estava bravo com ele por não aparecer.

Quando jovem, Damon se juntou ao Exército Confederado na ordem de seu pai, para defender o Sul durante a Guerra Civil Americana. No entanto, Damon odiava secretamente tudo o que o Sul representava, e estava planejando desertar por algum tempo antes que seu esquadrão se juntasse ao exército em Gettysburg. A única coisa que impediu Damon era o medo da desaprovação de Giuseppe. Eventualmente, ele conheceu um homem chamado Oscar que o convenceu a seguir suas próprias crenças em vez de seu pai. Naquela noite, Damon deserta enquanto seu esquadrão foi dizimado durante a próxima batalha.

Ao longo da série The Vampire Diaries[editar | editar código-fonte]

Ao chegar em Mystic Falls , Damon tormenta seu irmão Stefan ameaçando constantemente o novo interesse de amor de Stefan, Elena Gilbert . Ele observa que Elena é uma "campainha morta" para o antigo amor compartilhado dos irmãos, Katherine Pierce . Ele também exibe sua força em comparação com Stefan, apontando o quanto é uma desvantagem para Stefan beber apenas sangue animal.

Em Pilot , Damon reivindica suas duas primeiras vítimas na abertura do episódio, mas faz sua presença conhecida de maneira mais teatral atacando Vicki Donovan na floresta. Mais tarde, quando Elena visita aCasa de Embarque de Salvatore em busca de Stefan, Damon está lá, e ele implica que seu irmão está no "rebote" de um amor recentemente perdido. Quando Elena sai, Damon se burla de Stefan, porque é mais difícil para ele efetivamente obrigar Vicki Donovan a esquecer que um vampiro a atacou. No final de The Night of the Comet , Damon encanta e as camas, a jovem Caroline Forbes , uma amiga de Elena, terminando a noite mordendo seu pescoço e alimentando-a.

Nas Friday Night Bites , Damon conduz Caroline a sua prática de torcedores, obrigando-a a manter seu segredo e a não ter medo dele. Ele também a leva para jantar na casa de Elena, antagonizando Stefan enquanto continua a preencher a cabeça de Elena com mentiras sobre Katherine. Elena o surpreende perguntando qual deles dos Salvatores datou de Katherine primeiro, e ela o deixa sem palavras, dizendo-lhe que estava arrependida, porque também a perdeu. Mais tarde, naquela mesma noite, Damon segue Elena ao estacionamento antes do jogo de futebol e tenta obrigá-la a beijá-lo, mas devido ao colar de Vervain , ela está livre de sua influência e bate em sua cara. Irritado, Damon confronta Stefan no caminho para o campo, mas está mais furioso quando Stefan diz que ele ainda tem humanidade nele. Damon responde matando William Tanner , que é treinador de futebol de Stefan e professor de Elena. Naquela noite, quando Stefan está escrevendo sobre como não há nada de bom em Damon, Damon está no quarto de Elena, olhando para ela e acariciando sua bochecha.

Em Family Ties , Damon desperta Stefan manipulando seus sonhos e criando um pesadelo em que Elena se torna a mais velha vítima de Salvatore. Ele afirma que pode fazer isso por causa da dieta sanguínea de Stefan. Stefan responde jogando uma faca no baú de Damon, algo que Damon parece não sentir, e apesar de Damon admitir que ele merece, ele depois apalpadou Stefan por arruinar uma de suas camisas de John Varvatos. Ele também usou um grande leão de montanha para encobrir seus assassinatos, dizendo que ele ficaria na cidade por um tempo. Mais tarde, ele apareceu no quarto de Caroline, lendo um livro da série Crepúsculo, expressando sua aversão por ter "chicoteado" o personagem Edward. 

Quando perguntado por que ele não "brilha" ao sol, ele responde que ele tem um anel e que o protege. Caroline se pergunta se as marcas de mordida que cobrem seu corpo a transformarão em um vampiro, e Damon descreve o processo de virar como uma "provação", explicando-a casualmente. Damon também revela seu extremo desprezo pela vida humana neste episódio: quando Caroline lhe pergunta se ele vai matá-la, ele calmamente diz a ela que ele vai, mas ainda não. Mais tarde, nesse mesmo episódio, Damon está lendo no sofá quando Zach seaproxima, perguntando por que ele está em Mystic Falls . Quando Zach o irrita ao dizer que ele sempre tem um motivo, Damon o mantém de pescoço, exibindo ainda mais sua personalidade volátil. Stefan chega para poupar Zach antes que Damon o mate. Damon também expressa seu prazer em nunca envelhecer enquanto se prepara para comparecer ao Partido do Fundador. Ele quase bebe álcool com Vervain , uma parte do plano de Stefan para desativá-lo, e observa que, indo à festa com raiva, "Quem sabe o que vou fazer?" Na festa, Damon é primeiro convidado para a Mansão Lockwood por Carol Lockwood 

Ele aparece atrás de Stefan e Elena, assim como Elena está lendo seus dois nomes no registro original do First Founder's Party.Elena expressa interesse em ouvir mais sobre a linhagem de Stefan e Damon e, como ele a obrigou a distrair Stefan, Caroline solicita a dançar com o jovem Salvatore. Deixada sozinha com Elena, Damon começa com uma desculpa muito zombeteira, e ele gira um conto sobre os "originais" irmãos Salvatore. Ele diz que alguém que amaram muito foi queimado na igreja durante a Batalha de Willow Creek , e que, quando os irmãos foram para resgatar a mulher, ambos foram atirados. Mais tarde, Damon leva Caroline no andar de cima e tira um cristal amarelo de um compartimento secreto em um dos objetos nas exposições; uma grande caixa de madeira. Ele diz que ele colocou isso há muito tempo atrás. Ele parece se misturar na festa até que Elena veja as mordidas nas costas de Caroline e o confronte, ameaçando ir para a mãe de Caroline. Irritado por isso, Damon leva Caroline perto do lago. Ele afirma perdoná-la, mas depois diz que está sobre ela e morda seu pescoço. Ele não percebeu que Stefan tinha cravado seu drinque enquanto dançava com ela, e que ele apenas consumira o suficiente para que Vervain o tornasse inofensivo. Stefan levou-o de volta à mansão de Salvatore, injetou-o com mais vervainha e trancou-o na calabasseada em sua casa.

Em You're Undead To Me , Damon consegue estabelecer uma conexão mental fraca com Caroline, apesar de estar preso no calabouço sob Salvatore Boarding House . Ele entrou em contato com ela primeiro em seu quarto, embora isso tenha provado ser bastante ineficaz, e novamente no corredor da Mystic Falls High School , enquanto ela estava recebendo mais toalhas para o Car Wash . Ela chega até a casa de embarque e tenta libertar Damon, embora Zach tente mantê-lo trancado. Damon encaixa o pescoço de Zach e persegue Caroline pela casa, embora ele esteja fortemente enfraquecido e incapaz de andar no sol porque Stefan tomou seu anel de luz do dia. Ele espera até o anoitecer para perseguir um grupo de jovens, incluindo a ex-vítima Vicki Donovan , e mata todos eles, excluindo a própria Vicki.

Em Lost Girls continua com Damon se alimentando de suas novas vítimas e queimando seus cadáveres, usando um dos braços para limpar o sangue de sua boca. Curiosamente, essas ações foram realizadas fora de uma cripta com a palavra "Salvatore" esculpida nele. Damon chama Stefan enquanto ele queima os mortos, exigindo que o anel da luz do dia voltasse, chegando a ameaçar a vida de Elena.

Depois de pendurar com Stefan, Damon descobre que um corpo não está queimando, mas quando ele vai incendiar, ele percebeu que Vicki ainda está vivo. Damon parece intrigado com a sua resiliência, e ele a leva de volta ao Embarcadurismo de Salvatore, onde ele lhe entrega seu sangue para curá-la. Este episódio (durante a história de Stefan para Elena) também mostra Damon e Stefan jogando uma versão inicial do futebol na frente de sua casa em 1864, apenas para ser interrompido por Katherine. No presente, Damon alimenta Vicki mais de seu sangue enquanto também se alimentando dela, e os dois ficam bêbados juntos e começam a dançar ao redor da casa. Eles terminam no quarto de Stefan, onde Damon arranca coisas de seus lugares enquanto ele se move. Os dois começam a dançar lentamente, momento em que Damon encolhe o pescoço de Vicki. Quando ela acorda, ele diz que ela deve alimentar completamente o "processo", mas, sorrindo, ele sugere que ela vá para a casa de Jeremy , onde ele conhece Elena. Ele até aparece lá mais tarde, forçando a entrar e avisando sarcasticamente a Elena sobre quem ela convida. Quando Stefan é baleado por Logan Fell , que estava usando a Gilbert Compass para rastrear vampiros, Damon aparece, mata Logan e extrai a madeira bala do peito de Stefan, embora ele exija que seu anel de luz do dia volte. Ele parece despreocupado quando Vicki se alimenta do corpo de Logan, completando sua transição para um vampiro.

Em Assombrado , quando Stefan está tentando ajudar Vicki a se adaptar a sua nova vida, Damon atenta que o assassinato de Logan Fell não está no jornal, e ele diz que alguém está cobrindo isso. Ele também conta a Vicki sobre a bússola que ele tirou de Logan. Ele também insulta Stefan sobre o sangue animal de Vicki, e quando ele abre a porta da frente para encontrar Elena de pé, ele age arrogantemente em sua direção. Mais tarde no episódio, Damon convida Vicki para fora, onde os Salvatores a perdem na floresta, e enquanto os eventos da festa do Dia das Bruxas acontecem, Damon senta com Carol Lockwood . Quando ele conta seu sobrenome, ela se pergunta se há uma relação com Zach Salvatore , mas quando ele tenta obrigá-la a dizer-lhe como ela conhece Zach, ele percebe que ela está usando uma pulseira de vigília, o que o mantém fora de si. Ele não cede na busca de informações, mencionando a vervain para que Carol fale livremente com ele.Quando menciona a Câmara Municipal, Damon parece interessado, mas Carol rapidamente muda o assunto.Damon continua seu flertar implacável e consegue descobrir como eles estão eliminando nomes na lista de "suspeitos de vampiros": qualquer um que chegou ao Partido do Fundador durante o dia foi eliminado, o que incluiria Damon e Stefan. Ele a oferece para escoltá-la para a escola, onde ele se depara com Bonnie . Ele pergunta para onde Caroline é especificamente para antagonizar ela, mas então percebe que ela está usando o cristal amarelo que ele pegou no Festa do Fundador. Ele tenta pegar isso, mas ele queima a mão quando ele toca e Bonnie foge dele. Stefan chama Damon depois que ele é obrigado a apostar Vicki, e quando Damon aparece, ele encontra Elena sentada ao lado de seu corpo. Seu comportamento legal enraiza Elena e ela tenta acertá-lo, mas ele pega a mão. Ele diz a ela que nada disso importa para ele, então, quando ele a solta, ela o bateu. Damon parece irritado, mas ele permanece calmo enquanto ele diz a ela que precisa sair porque o sangue está vindo de suas feridas. Mais tarde, ele aparece na varanda de Elena, oferecendo para apagar a memória de Jeremy, porque a dieta de Stefan o impede de atrair humanos de forma efetiva. Elena aceita sua oferta para ajudar "Jer".

Em 162 Velas , Damon aparece pela primeira vez junto ao convidado de Stefan, Lexi Branson , que veio à cidade pelo aniversário de Stefan. Ela expressa desagrado imediato quando o vê, observando que ele é "apenas as partes ruins" de ser um vampiro. Quando ele fica muito perto, Lexi o puxa para a cama e diz-lhe para não arruinar seu tempo com Stefan, ameaçando-o com danos corporais. Mais tarde, ele vai ao escritório do xerife Forbes para entregar um pacote de vervain, supostamente no lugar de Zach. Damon usa isso para obter mais fatos sobre o Conselho do Fundador, e se colocar em seu "círculo pequeno". Ele também encontra Caroline na escola e a obriga a jogar uma festa na churrasqueira para que ele possa se certificar de que Stefan e Lexi aparecem. Ele fala com Elena, que tem dúvidas sobre o que ele compeliu Jeremy para acreditar, embora ele insiste que ele apenas "tirou seu sofrimento".

Para antagonizar ainda mais o seu irmão e dar um bode expiatório ao município, Damon mata um homem no beco perto do Mystic Grill e obriga uma mulher a dizer a todos que foi Lexi que matou seu companheiro. Quando eles removem Lexi do bar, ela se livra dos xerigos e tenta matar o xerife Forbes, que atirou repetidamente no peito. Damon chega e aposta, muito para o choque e surpresa de Stefan e Elena.Stefan mais tarde ataca Damon em sua casa e o atira no estômago, o que, por um momento, faz Damon acreditar que seu irmão realmente o matou. Stefan diz que ele apenas o poupou porque ele salvou sua vida, mas ele terminou com ele.

Em History Repeating , Damon mostra arrependimento por matar Lexi e tenta pedir desculpas a Stefan, declarando que ele não se alimentará de um ser humano por pelo menos uma semana. Enquanto os dois estão se representando sarcasticamente, Stefan tenta fazer com que Damon lhe diga por que ele voltou para Mystic Falls. Damon imediatamente desliga e sai, tentando Stefan mais uma vez no seu caminho para sair.Mais tarde no dia, Damon intensifica seu assédio de Bonnie na tentativa de recuperar o cristal amarelo . Ele também revela que ele conhecia a antepassada de Bonnie, Emily Bennett , que assombrava Bonnie através de seus sonhos. Ele diz a Bonnie para transmitir a Emily que "um acordo é um acordo". Quando ele encontra Stefan no Mystic Grill mais tarde, ele se refere à personalidade de Stefan como um "lugar menor" enquanto o personificava. Os dois irmãos se envolvem em um jogo de dardos, onde Stefan tenta continuamente tirar a verdade de Damon.

Eles também jogam um jogo curto de futebol, durante o qual Stefan tenta convencer seu irmão de que seu amor por Katherine não era real. Ele pergunta a Damon o que ele quer com o cristal de Katherine (o cristal amarelo que ele perseguiu há tanto tempo), e Stefan também revela que ele era o último a ver Katherine na noite em que foi levada. Damon finalmente revela sua motivação para retornar ao local de nascimento: "Eu vou trazê-la de volta". Ele explica que ele foi até a bruxa Emily Bennett e implorou para poupar Katherine, então a bruxa selou magicamente Katherine em um túmulo abaixo da Igreja de Fell . Ele também diz que, para reunir o poder no cristal, Emily usou o cometa passando a cabeça naquela noite.Damon até diz que a única razão pela qual ele não matou Bonnie para pegar o cristal é porque ele prometeu a Emily que ele protegeria sua família. Quando Elena chama Stefan para dizer a ele sobre Bonnie que sai com o cristal, Damon ouve e desaparece por trás de seu irmão. Ele confronta Emily (no corpo de Bonnie) na floresta perto da Igreja de Fell. Quando ele se aproxima dela, ela usa magia para jogá-lo em uma árvore, onde ele é lançado por um ramo de árvore quebrado. Stefan chega e tira Damon para baixo, mas ele ficou chocado ao saber que, ao invés de apenas Katherine, Emily salvou vinte e sete vampiros no túmulo, que é a razão pela qual ela fica no centro da clareira e destrói o cristal. Emily imediatamente deixa o corpo de Bonnie, mas, furiosa, Damon a morda. Ele viu em segundo plano, sofrendo a destruição do cristal, aparentemente em estado de choque. Ele já viu novamente no final do episódio, sentando-se pela igreja olhando tristemente para o espaço.

Em The Turning Point , Damon e Stefan parecem ter decidido deixar Mystic Falls , mas Damon continua a ser bem-humorado, sugerindo que eles tentam a "Amazing Race". O xerife Forbes toca a campainha enquanto conversam, pedindo falar com Damon. Ela conta a ele outro ataque de vampiro e pergunta o que ele acha que deve fazer. No momento em que ele voltar a entrar na casa, Stefan assume que ele matou alguém, mas Damon nega isso. Ele se burla de Stefan ao parecer pouco se preocupar com o "novo vampiro da cidade": "O que nos importa? Nós estamos saindo de qualquer maneira, certo? "Não seguindo seu próprio humor, Damon faz com que Caroline use o Gilbert Compass para rastrear o vampiro e eles acabam em um armazém abandonado.

Damon entra, mas é atirado várias vezes pelo recém-transitado Logan Fell , que acusa Damon de transformá-lo em um vampiro. Logan o mantém lá, questionando-o sobre vampiros, mas Damon se recusa a dizer-lhe como ele pode andar no sol. Depois que Logan sai, Stefan e Damon falam no telefone e Damon diz a Stefan o que aconteceu com ele no armazém. Os dois irmãos se juntam e emboscam Logan, que seqüestrou Caroline e planejou transformá-la em vampira. Depois de Stefan sair, Damon interroga Logan e Logan revela que ele conhece o túmulo debaixo da igreja. Expressando interesse, mas pressionado pelo tempo, Damon lhe diz para fingir atacá-lo e depois fugir para que possam se encontrar mais tarde. Quando Damon vai à igreja para encontrá-lo, ele está chocado com um chamado do xerife Forbes , que o agradece por ter deixado o corpo de Logan.

Em Bloodlines , Damon começa o episódio com um estrondo quando ele resgata Elena de seu SUV quebrou. Quando ela acorda, Damon revela que eles estão na Geórgia. Ele a leva ao Bree's Bar, onde ele revela que ele conhece Bree desde que ela era uma estudante de faculdade e que ela é uma bruxa. Enquanto Elena está no telefone, Damon questiona Bree sobre outra maneira de abrir o túmulo, e ele está desapontado por descobrir que não existe outra maneira. Quando ela chama Stefan, Damon sai e pergunta se está bem, para o que ela responde, com cautela: "Não finjas-te importar". Dentro, os dois comem um prato de batatas fritas com um hambúrguer enquanto Damon explica que Elena pode " possivelmente pode ser descendente de Katherine, porque Katherine nunca teve filhos.